Destinada a corrigir deformidades nas orelhas, a otoplastia proporciona um contorno mais harmonioso, elevando a autoestima do paciente. É uma plástica famosa por quem busca melhorar a simetria e a proporção das orelhas em relação ao rosto, promovendo uma aparência mais equilibrada e esteticamente agradável. No entanto, cirurgias como lipoaspiração, implantes mamários e mastopexia são aconselháveis quando a pessoa já se desenvolveu. “Precisamos aguardar esse processo, que ocorre geralmente após 3 ou 4 anos a partir da primeira menstruação (no caso de próteses e redução das mamas). Mas sempre recomendamos que qualquer cirurgia aconteça dos 18 anos em diante”, sugere Maria Julia. E se o profissional não for médico, o caso é mais grave e deve ser denunciado às autoridades policiais e ao Conselho Regional de Medicina (CRM), uma vez que em se comprovando esta prática, a mesma se configura como ato criminoso.

Sobre a Médica Especialista Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica

O fundamental é cada paciente compreender que o resultado final de uma cirurgia plástica está relacionado de modo direto à obediência irrestrita à conduta de pós-operatório indicada pelo médico. A não observância e não obediência a esta conduta pode comprometer não só o resultado da cirurgia, mas também a saúde do paciente. A decisão pela realização de um procedimento de cirurgia plástica deve ser amplamente debatida com o cirurgião plástico.

Qual a idade certa para fazer essas cirurgias plásticas estéticas?

O bioestimulador é uma substância aplicada abaixo da pele e da gordura subcutânea que gera um processo inflamatório na região aplicada, fazendo com que se estimule a formação de colágeno. O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo, responsável pela sustentação e firmeza da pele. Com o passar do tempo, a produção vai diminuindo e com isso começa a surgir a flacidez e as rugas. Ele retira ali um trecho de pele e, para suturar o corte, precisa puxar todo o filtro labial para cima.

Principais dúvidas sobre cirurgias plásticas

“Por exemplo, algumas são indicadas ainda na infância, como a que corrige a orelha de abano (otoplastia). Nesses casos, é possível realizar o procedimento nas crianças, pois a condição pode gerar bullying e, consequentemente, o abalo psicológico”, explica Ana Borba. Essa cirurgia é indicada para quem tem o queixo muito pequeno ou sofre com a falta de contorno facial porque a mandíbula não tem a projeção necessária.

A plástica de nariz ou rinoplastia melhora a estética e função do nariz, melhorando o “stress” psicológico causado pelo nariz. O certo, é que os jovens estão se submetendo cada vez mais cedo a cirurgias estéticas, buscando melhora da própria imagem e a consequente elevação da auto estima. Algumas mulheres adolescentes também realizam a mamoplastia redutora, pois, muitas vezes, apresentam mamas enormes ou, até mesmo, gigantes (gigantomastia, com mais de 1 kg cada), o que prejudica a postura e o convívio social. A desvantagem desses procedimentos é que duram pouco tempo, porém são muito mais baratos do que uma cirurgia no rosto.

Qual a idade ideal para fazer uma cirurgia plástica no rosto?

O cirurgião ainda consegue deixar o canto ascendente, o que elimina a expressão de tristeza causada pela flacidez. A solução é o lifting de lábios, também chamado de lip lift, que remodela também a região entre a boca e o nariz, que se chama filtro labial. Ele retira abdominoplastia e sutura os músculos desta região para que fiquem firmes novamente. A frontoplastia é o procedimento indicado para quem percebe que o envelhecimento está mais concentrado na parte superior do rosto, deixando a sobrancelha caída e a testa marcada com rugas profundas.

Isso, no entanto, não significa que você estará apto a realizar a cirurgia, visto que alguns fatores precisam ser levados em conta nesta avaliação. A mulher deve esperar o tempo necessário para que o organismo possa recuperar (em média de 6 a 12 meses). É também importante que a mulher já não esteja a amamentar e que tenha recuperado o peso. O Mommy Makeover ® centra-se nos cuidados que as mulheres precisam após terem sido mães, dirigidos concretamente ao peito e ao abdómen em alguns casos, à zona genital. No abdómen, preocupa essencialmente a gordura localizada, diástase abdominal, flacidez, estrias e o excesso de pele.

Portanto, se você percebe que seu nariz está apresentando essas alterações e não está gostando do resultado, procure um cirurgião plástico. O médico pode indicar apenas a blefaroplastia superior, uma blefaroplastia inferior ou realizar os dois procedimentos em conjunto. A cirurgia plástica facial é uma das alternativas para quem deseja recuperar a leveza da juventude. Afinal, ao longo dos anos, nossa expressão pode ficar mais cansada, marcada e pesada. Se você é muito jovem e está pensando em fazer uma cirurgia plástica, saiba que os cirurgiões precisam ser de confiança.

Os métodos a serem utilizados durante a cirurgia devem ser esclarecidos pelo cirurgião durante o pré-operatório. O mais importante que você precisa saber é que a técnica será escolhida com base na segurança do cliente e no resultado desejado por ele. Buscar recomendação de amigos ou de outros profissionais de saúde e checar a avaliação de clientes do cirurgião em questão são bons caminhos para acertar nessa escolha. Além disso, é mais seguro que o médico escolhido seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, instituição que valida o conhecimento do profissional através de provas e avaliações.

Costuma ser um das cirurgias plásticas estéticas mais procuradas na infância e adolescência. O motivo de existirem limites de idade para a realização de um procedimento cirúrgico é a segurança. Submeter-se a uma cirurgia plástica muito cedo pode afetar o desenvolvimento da região, que pode ficar com um aspecto infantil permanentemente. A rinoplastia é uma intervenção ideal para aqueles que buscam remodelar o nariz, corrigindo imperfeições estéticas ou funcionais. Seja para ajustar a ponta, reduzir o dorso nasal ou corrigir desvios, a rinoplastia oferece resultados que ajudam a rejuvenescer o rosto de uma forma geral. Ter clareza dos motivos e a segurança no profissional que irá realizar o procedimento são indispensáveis para ter satisfação na jornada.

Também é esperado dor de pequena intensidade e desconforto, para isso, são recomendados analgésicos e medicamentos para aliviar os sintomas. Focado principalmente na elevação das sobrancelhas, este procedimento pode também ter um impacto positivo na área ao redor dos olhos. Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil. Além disso, será preciso tomar alguns cuidados, como manter uma alimentação saudável e balanceada, revisar os medicamentos utilizados de forma contínua e interromper o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Trending